Informe da reunião da Comissão de Negociação com o Pró-Reitor de Graduação em 20/12/2016

Hoje pela manhã a Comissão – formada por Beatriz, Ceci, César, Helena e Rosane, acompanhados da Bete Búrigo – esteve com o Prof. Vladimir.

Apresentamos a comissão, colocando-nos como interlocutores, e expusemos os três temas para a reunião: informações sobre a reorganização do calendário, prazos administrativos, situações específicas.

Pró-Reitor disse que a PROGRAD não tem se manifestado abertamente ainda, pois não pode emitir uma posição oficial e definitiva antes do término de todas as ocupações, em respeito ao movimento.

Sobre o calendário: o número de dias necessários para reposição das aulas será calculado a partir do dia seguinte ao encerramento de todas as ocupações. A estimativa já feita, considerando a ocupação com a mais longa duração até o momento – a da Letras – prevê 45 dias letivos de recuperação, mas este período deverá ser reavaliado, e eventualmente ampliado, dependendo da finalização dos movimentos.

O prof. Vladimir informou que há previsão de intervalo para o recesso da próxima semana – entre os dias 24/12 e 01/01 – e também para os dias de vestibular. Além disso, o prazo mínimo de intervalo entre semestres (férias obrigatórias para aqueles que trabalham com radiação) é de 20 a 25 dias e corresponde mais ou menos ao tempo necessário às matrículas. Dentro da previsão de desocupação nesta semana, 2016-2 seria concluído no fim de fevereiro, 2017-1 iniciaria em fins de março/2017, estendendo-se até início de agosto. 2017-2 findaria no início de janeiro, mas em 2018 já seria retomado o padrão usual.

Prazos administrativos: (a) a apropriação de conceitos está aberta até o dia 27 de fevereiro e será prorrogada se necessário (dependendo da conclusão das ocupações e, em consequência, do cálculo do número de dias necessários para reposição de aulas mencionado acima). A razão para manter aberto o sistema é permitir que os professores possam apropriar os conceitos na medida em que forem encerrando suas atividades; (b) será reaberto o prazo para cancelamento de disciplinas que ainda estava vigente quando da primeira ocupação; (c) no retorno às atividades, o docente deverá informar para os alunos o calendário de atividades em plano de ensino atualizado.

Situações específicas: serão tratadas considerando a legislação e o previsto nos planos de ensino; foi deixado claro por membros da comissão que docentes e técnicos não podem ter uma situação privilegiada em relação aos estudantes (em função das prerrogativas da greve) porque, de fato, estivemos diante de uma greve estudantil associada à ocupação. Considerou-se importante tratar de forma cuidadosa esta nova situação de maneira a não penalizar os estudantes em respeito à especificidade de seu movimento.

Finalmente, fomos informados de que haverá uma reunião, chamada pela Reitoria, com representantes do fórum de COMGRADs, da nossa comissão de negociação, dos técnicos e das ocupas, antes de fechar qualquer decisão sobre o novo calendário.

Ficou acertado que somos um canal de acompanhamento das negociações e das situações específicas que surgirem.

Comissão de negociação

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